Início Imagem Destaque Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

1660
0
COMPARTILHAR

Muitas pessoas já optaram por viagens curtas, rápidas e próximas de casa nestes períodos pós-pandemia. Para quem mora na capital paulista, um destino que atrai muitos visitantes é a pacata Atibaia.

Conhecida nacionalmente por sua excelente qualidade de vida, forte colônia japonesa e a tradicional festa de morangos, a cidade tem muito mais a oferecer para quem já a descobriu ou quem ainda quer desbravá-la.

Distante 65 km de São Paulo e 60km de Campinas, a estância turística de 145 mil habitantes oferece atrações em meio à natureza, uma nova rota cervejeira, bons restaurantes e ótimas opções de hospedagens, desde mega resorts e hotéis econômicos com piscina até pousadas campestres, cercadas por árvores e montanhas.

“Atibaia é um destino que agrada a todos os perfis de turistas, pois nossa oferta turística é muito ampla. E outro aspecto muito positivo é a proximidade com grandes cidades, como São Paulo”, informa Mônica Fontes, Diretora Executiva do Atibaia & Região Convention Visitors Bureau (ARC&VB), entidade que congrega diferentes empresas conectadas ao turismo local.

Abaixo são listados seis motivos para quem quer sugestões – pouco difundidas ou algumas já conhecidas, mas com um novo olhar, que valem a pena conhecer durante um fim de semana ou mesmo numa viagem de “bate-volta”.

Haras Haddad

Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

A região é repleta de haras. Uma opção que agrada a todos é o Haras Haddad, de propriedade da família de mesmo sobrenome. Todos os espaços foram pensados e formados para oferecer uma experiência onde todos sintam-se em casa e desfrutem de momentos incríveis de paz entre amigos e familiares.

A fazenda é composta por exemplares de Mata Atlântica com fauna e flora preservadas. Para chegar até lá é fácil, pois está a 10 minutos do centro de Atibaia. Por lá é possível fazer caminhadas nas trilhas, andar de bicicletas, andar a cavalo, fazer piquenique, dormir nas redes, brincar no playground, alimentar animais na fazendinha, saborear deliciosos bolos e consumir produtos típicos na cafeteria entre outras atividades.

Santuário Schoenstatt

Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

Outro local muito recomendado nestes tempos pós-pandemia é o Santuário Schoenstatt. Inaugurado em 1972, o local católico tem uma capela reproduzida fielmente como a que existe na cidade de Schoenstatt, na Alemanha. É um centro de peregrinação e recebe milhares de visitantes de todo o País. Possui um espaço para abrigar cinco mil pessoas sentadas e é o maior entre os 150 santuários do mundo.

Além do Santuário, da igreja e da tenda dos peregrinos, dispõe de lanchonetes, casa de retiros, espaço para piqueniques e uma completa estrutura com muita área verde para crianças brincarem com tranquilidade e segurança. Apesar de ser um santuário católico, visitantes de todas as denominações religiosas são bem-vindos.

Orquidário Takebayashi

Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

Nada melhor que uma experiência diferente durante uma visita a um atrativo. Isso é o que oferece o Orquidário Takebayashi. A empresa de turismo rural possui um acervo diversificado e laboratório de produção de mudas de orquídeas. E disponibiliza também cursos de cultivo e reprodução de orquídeas, comércio de mudas e plantas adultas.

Além de serem grandes produtores de flores ornamentais, cultivam morangos em grandes estufas. Isso permitiu-lhes oferecer um “colha e pague de morangos” com frutos orgânicos e colheita ergonômica. Tal serviço só acontece na época de colheita e com agendamento prévio.

Pedra Grande

Dicas para redescobrir Atibaia ao ar livre

Trata-se do principal cartão-postal da cidade. Viajar para Atibaia e não conhecer a Pedra Grande é como viajar para Roma e não visitar o Vaticano. Conhecida por ser uma grande plataforma de salto de esportes radicais, a Pedra Grande está localizada no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e é uma unidade de preservação com mais de 3 mil metros de extensão e 1418 metros de altitude.

O local proporciona uma vista maravilhosa das cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, e é o monumento natural mais conhecido pelos atibaienses.

A Pedra Grande atrai os amantes de escalada, rapel, trilhas, jipe, motocross, mountain bike, vôo livre, paraglider e outras aventuras em meio à natureza. O acesso pode ser feito por trilhas utilizando carros, bicicletas e até mesmo a pé. Ideal para um passeio em grupo, família e quem gosta de atividades ao ar livre com um pouco mais de adrenalina.

Por ser uma área muito extensa, é recomendada a contratação de equipe especializada em realizar o passeio e a Union Off Road oferece uma experiência especial para visitantes até o cume a bordo de modelos 4×4 ou pickups.

Rota Cervejeira

Atibaia tem quatro cervejarias artesanais que abrem suas portas para receber o visitante com rótulos e sabores especiais. A degustação é mais focada para maiores de 18 anos, mas algumas cervejarias oferecem experiências para toda a família. Destaques para as cervejarias Heusch e Los Compadres.

Cervejaria Heusch

A Cervejaria Heusch produz cervejas artesanais desenvolvidas com muita criatividade pelo cervejeiro Rômulo Tinoco, que seleciona apenas matérias-primas de qualidade superior e seguindo os mais rigorosos processos de produção. Para as visitas de 1h30 a 2h, sugerem grupos de até 25 pessoas por apresentação para que todos os participantes recebam a atenção adequada do palestrante. A visitação só acontece mediante agendamento.

Los Compadres

No mercado desde outubro de 2017, a Los Compadres é uma fábrica de cervejas e chopp. A visitação só acontece mediante agendamento prévio e a duração é de aproximadamente 1h30. Para visitação com degustação, a quantidade de pessoas atendida é de até 50 participantes. Contam com uma Tap House com 20 torneiras de chopp na Alameda Lucas Nogueira Garcez, 2634, aberta diariamente.

Leia também Tauá Resort Atibaia se firma como destino corporativo e de lazer