Início Ecoturismo, Aventura e Esporte Chile é eleito pela quinta vez o melhor país para Turismo de...

Chile é eleito pela quinta vez o melhor país para Turismo de Aventura no continente

1371
0
COMPARTILHAR

Foram entregues os prêmios da edição da América Latina da premiação World Travel Awards (WTA) 2019. O evento aconteceu em julho. A premiação é também conhecida como o “Oscar do Turismo”. O Chile mais uma vez apareceu como um dos principais destaques. Pela quinta vez consecutiva, o país andino foi eleito o “Melhor Destino de Viagem de Aventura da América do Sul”.

O país é também um dos favoritos para vencer, novamente, o prêmio de melhor destino de aventura do planeta. Mesmo reconhecimento que obteve em 2016, 2017 e 2018.

O protagonismo do Chile não parou por aí. O território chileno foi eleito pela primeira vez o “Melhor Destino de Natureza” sul-americano. Já o Deserto do Atacama venceu, pelo segundo ano consecutivo, como o “Melhor Destino Romântico” para o continente. O vencedor desse ano superou lugares como Cartagena das Índias, Buenos Aires, Galápagos e Rio de Janeiro.

As condecorações foram entregues durante a 26ª edição dos World Travel Awards na edição latino-americana. O evento foi realizado em La Paz, na Bolívia.

Representando o Chile estiveram a subsecretária do Turismo, Mónica Zalaquett, e a diretora nacional do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile), Andrea Wolleter.

“Este prêmio confirma o crescente reconhecimento de que nosso país está tendo internacionalmente como uma potência turística. Isso é devido tanto às nossas muitas atrações, quanto aos esforços do nosso governo para atrair mais visitantes”, destacou Mônica Zalaquett.

A diretora nacional do Sernatur lembrou ainda que o Turismo é, atualmente, o sexto maior item de exportação de bens do país. Contribuindo hoje com 3,3% do PIB do Chile. Segundo dados oficiais, o país recebeu mais de 5,7 milhões de estrangeiros em 2018.

Atacama

Febre dos últimos anos entre os brasileiros, o deserto do Atacama é um dos principais exemplos da diversidade geográfica que faz do Chile um país tão rico na oferta de turismo de aventura e natureza.

São atrações como as clássicas paisagens “marcianas” do Vale de La Luna e Vale de La Muerte. Os passeios são tradicionais e com visuais de tirar o fôlego com seu terreno rochoso laranja-avermelhado.

Vale visitar a Laguna Cejar (tão salgada que você mergulha mas nunca afunda!) e os Gêiseres del Tatio, que desde o começo da manhã soltam poderosas rajadas de vapor vindas do interior da Terra.

Para encerrar, um passeio das Piedras Rojas e das Lagunas Altiplânicas, com lagos de um azul tão cristalino que formam verdadeiros espelhos d’água. No fundo, belíssimas montanhas nevadas completam o cenário.

Huilo Huilo

Para os amantes de florestas, rios e cachoeiras, uma ótima pedida é Huilo Huilo. É uma reserva ambiental localizada a pouco mais de 120km de Pucón.

O ponto alto do destino são suas trilhas. O destaque fica para o trajeto de 90 minutos que leva para as cachoeiras Salto Huilo Huilo, com uma queda de 40 metros em um belo lago encravado na floresta, e Salto El Puma, de 30 metros. O mirante de lá oferece ainda uma vista privilegiada do Rio Fuy, que corta a mata fechada da reserva.

Para os mais aventureiros, vale fazer o trekking do vulcão Mocho-Choshuenco, a 2.430 metros de altura. Já na subida você terá a melhor vista dos bosques e demais montanhas ao redor. Cavalgadas, montain bike e até rafting e caiaque no Rio Fuy são outras opções para quem curte atividades esportivas ao ar livre.

Futaleufú

Localizado na região dos Lagos do Chile, em meio à Cordilheira dos Andes, Futaleufú significa “Rio Grande” no idioma dos Mapuches (povo indígena que habita o sul do país).

E o rio faz juz ao nome: o local é considerado um paraíso para esportes de aventura em rios. Ele é considerado um dos melhores do mundo para a prática de rafting e caiaque.

Para quem prefere atividades mais tranquilas, existem trilhas ou rotas de bike na Reserva Nacional de Futaleufú. Durante o passeio, você pode dar a sorte de se deparar com um Huemul, animal em ameaça de extinção e um dos símbolos do Chile, figurando no brasão do país.

Parque Nacional Pan de Azúcar

Dividido entre as regiões de Atacama e Antofagasta, o Parque Nacional Pán de Azúcar é uma joia ainda a ser descoberta pelos brasileiros.

São 40 mil hectares de área desértica que contornam o Oceano Pacífico. A região oferece praias com uma vista única, onde o forte azul do mar contrasta com as montanhas rochosas do deserto.

Lá a pedida são os trekkings e as rotas radicais de montain bike. No caminho pode encontrar ainda grandes famílias dos pinguins de Humbolt.

Já para quem gosta de mergulhar, a melhor opção é visitar a Playa Branca e a Playa Los Piqueros. Além de descobrir a rica vinha marinha local, é possível conhecer antigas embarcações que naufragaram na costa do parque.

Cajón Del Maipo

Um alívio para a vida urbana de Santiago é o cânion de Cajón del Maipo. Ele é localizado dentro da região metropolitana da cidade. As opções de esportes por lá são inúmeras. Há alternativas das mais radicais, como bungee jump, rafting e tirolesa, até outras tranquilas como trekking e cavalgadas.

Na Cascada de Las Ánimas, por exemplo, você faz uma trilha até duas enormes cachoeiras. Depois pode se aventurar no canopy do local, uma tirolesa que te leva para um voo a 60km/h sobre o Rio Maipo.

Lá você também pode cavalgar no meio dos Andes, curtir as montanhas e aproveitar belos mirantes de toda a região.

Veja como votar

O World Travel Awards busca promover e desenvolver a indústria de viagens e turismo global, premiando a excelência e diversidade de sua oferta, fazendo com que os vencedores desses prêmios adquiram uma prestigiada exposição internacionalmente.

A expectativa é que o Chile entre na edição mundial da premiação para tentar, pelo quarto ano consecutivo, ser reconhecido como o “Melhor Destino de Turismo de Aventura” do mundo. A votação começa no dia 12 de setembro e ficará aberta até o dia 20 de outubro, neste site: https://bit.ly/29Ds2x2

Leia também Chile apresenta oportunidades únicas para astroturismo