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Carnaval impulsiona as vendas de vários setores

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As vendas relacionadas às atividades turísticas durante o Carnaval deverão alcançar R$ 8 bilhões em 2020, sendo o maior volume de receitas desde 2015, conforme análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Embora os segmentos especializados em vendas de alimentação e hospedagem, como restaurantes, hotéis e pousadas, sejam os que mais responderão pela receita (cerca de 88%), diversos outros devem se beneficiar diretamente do feriadão, como agências de viagens, vestuário, centros automotivos e até mesmo pet shops.

De acordo com Reginaldo Stocco, CEO da vhsys, empresa especializada em gestão empresarial, os pequenos empreendedores de diferentes setores devem ficar atentos às oportunidades que surgem durante este período.

“O Carnaval movimenta toda a economia e sai perdendo quem não enxerga as possibilidades de incrementar as vendas. Alguns exemplos são os centros automotivos, que podem oferecer pacotes de revisão para quem viaja de carro; os pet shops, que podem ofertar roupas temáticas para os animais de estimação ou reforçar a divulgação de espaços onde os donos podem deixar seus pets durante viagens longas; as lojas virtuais podem preparar produtos temáticos, promoções e investir em um layout comemorativo. São várias ideias que podem surgir a partir de uma data que impulsiona o consumo do brasileiro e atende a alguma necessidade do público-alvo”, diz.

Para aproveitar a época, Stocco ainda aconselha aos lojistas oferecer produtos e serviços que agreguem valor ao negócio e tornem a experiência do cliente ainda mais divertida. “Para aumentar as vendas, vale desde enfeitar lojas até oferecer embalagens temáticas na entrega dos produtos”, diz.

A economia das festas

Na análise de Stocco, os empreendedores podem usar o Carnaval para sentir o impacto da economia nesses períodos de maior movimento, o que pode servir como teste de vendas para outros feriados do ano.

“Os empresários precisam avaliar a situação em cada região, fazer um planejamento prévio e mudar a rotina. O horário de atendimento pode ser ampliado, assim como o mix de produtos. Outro exemplo, é olhar para diferentes tipos de público e treinar os funcionários para oferecer uma experiência alegre. Isso pode garantir sua fidelização. O Carnaval ajuda a se conectar com o cliente por meio de temas atuais, e isso serve como um treinamento para outras épocas festivas, como Páscoa, festa junina e Natal“, diz.

Ainda segundo Stocco, os pequenos empresários precisam ficar atentos à gestão do negócio nesses períodos atípicos. “Esses momentos quebram a rotina da empresa e a gestão deve ser a mais precisa possível. Os gestores devem ficar de olho no estoque, avaliar quais serviços complementares ele deve oferecer, quais produtos podem ganhar desconto, o que deve ser reposto. São vários detalhes que precisam estar acertados para que uma boa oportunidade de vendas não se torne uma dor de cabeça”, aconselha.

Segmentos que mais vão faturar

Segundo a CNC, os segmentos especializados em alimentação, como bares e restaurantes, devem movimentar R$ 4,8 bilhões; as empresas de transporte de passageiros rodoviário, aéreo e de locação de veículos rodoviários, R$ 1,3 bilhão; e os serviços de hospedagem em hotéis e pousadas, R$ 861,3 milhões. Eles responderão por mais de 88% de toda a receita gerada com o Carnaval.

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