Início Destaque Afinal, o que é esse tal de Turismo Rural?

Afinal, o que é esse tal de Turismo Rural?

309
0
COMPARTILHAR

É considerado Turismo Rural toda a atividade de interesse turístico que esteja localizada ou seja praticada em área rural… e é aí que tudo se mistura.

Uma das modalidades de turismo que mais cresceram no Brasil nos últimos tempos foi o de Turismo de Aventura, que não deixa de ser também um tipo de Turismo Rural, afinal tirolesas, trekking e outras atividades acontecem em áreas rurais.

E nossa concepção pré-estabelecida de que Turismo Rural é passear na fazenda, ver as vaquinhas e andar a cavalo? Ela também está correta. Para que possamos estabelecer a compreensão do Turismo Rural, vamos subdividi-lo em:

AVENTURA

Também pode ser chamado de segmento da adrenalina, já que contempla rafting, montanhismo, rapel, boia cross, mountain bike, trilhas de Jeep, entre outras atividades que nos proporcionam o tal “frio na espinha” e o desafio da superação.

Tirolesa no Parque dos Papagaios, MG

CULTURAL

Conhecer meios de produção tradicionais, como o da cachaça ou do queijo, antigas senzalas, fazendas de café, caminhos percorridos por heróis ou vilões, enfim, tudo que nos traga conhecimento cultural.

ECOTURISMO

Birdwatching, trekking, acampamentos e todas as demais atividades realizadas em meio ao ambiente “natural”.

Trekking na Pedra do Baú, S. Bento do Sapucaí. Foto: Wilder Gomes

EXPERIÊNCIA

Se cavalgada no pantanal, colheita de café e pisa da uva são atividades que você nunca fez na sua vida, conforme o destino escolhido para sua próxima viagem você poderá realizar uma delas, tendo, assim, uma nova experiência na sua vida. Se ela será ou não importante em relação à forma de se ver a vida, depende de cada um.

GASTRONÔMICO

Conhecer pratos típicos da “roça”, visitando sítios e fazendas, cada um com sua peculiaridade, mostra um Brasil de muitos “brasis”.

Sarapatel nordestino tradicional

LUXO

Hospedar-se nos casarões que foram dos Barões do Café, dormir em lençóis de puro linho e tomar um chá servido em baixela de prata em meio a um jardim a perder de vista.

NEGÓCIOS

Visitas técnicas e missões para conhecer plantações ou criações.

Visita técnica a fazenda de gado de corte, no planalto catarinense

E nos roteiros do Turismo Rural tudo se mistura de uma forma harmoniosa, por vezes nos remetendo a um passado de infância ou à possibilidade da descoberta do valor da simplicidade.

Viajando em estradas de terra, traremos a você as muitas possibilidades de destinos do Turismo Rural.

Texto de Patrícia Campos

Deixe uma resposta